Imagem relacionadaMeu filho veio correndo da beira da água, chegou no guarda sol, parou, olhou para mim e disse muito firma, “Estou com fome!”. Eu olhei para ele e disse tá bom. O avô dele imediatamente fez menção de levantar para fazer alguma coisa. Eu segurei o abraço dele e disse, “Por favor não faça nada”. Meu filho nos olhou e repetiu mais firme ainda. “Estou com fome”, olhei para ele e sem me movimentar disse, “OK”. Ele agora mais impaciente ainda, quase gritante repetiu, “Pai, estou com fome!!”. Olhei para ele e respondi, “Carinha, você já falou isso 3 vezes, você está me comunicando, está reclamando ou está querendo que eu te dê alguma coisa para comer?”.

Depois expliquei as diferenças e formas das 3 comunicações e como ele deveria pedir para que eu fizesse alguma coisa por ele. Da mesma forma também sempre expliquei para as irmãs dele, mais velhas, que é fundamental para qualquer ser humano saber se comunicar bem.

Tudo isto me veio na memória quando vi na passada sexta feira, um grande líder de vendas, coach, postar no grupo de Whatsapp que também participo, composto pela sua grande equipe, outros líderes nacionais e suas equipes a seguinte mensagem: “Bom dia, o sistema não está processando pedidos”. Logo me veio na memória o episódio do meu filho na praia alguns anos atrás e fiquei com vontade de perguntar, você está reclamando, nos informando ou pedindo uma explicação? Qualquer uma das alternativas estaria incorreta, na minha opinião. Reclamar não seria conveniente, para além de que seria um mau exemplo para sua equipe, também iria desestabilizar todo esforço de vendas do último dia do mês e do ano. Caso estivesse informando, também não seria uma atitude recomendada, já que poderia também fazer com que todo mundo aliviasse o esforço de vendas, provocando o pensamento de que se o sistema não está funcionando porque vou me esforçar? Se por acaso ele estivesse pedindo uma explicação e querendo uma solução, não seria dessa forma a comunicação e muito menos a pergunta dirigida às pessoas certas. Deveria ser dirigida ao canal de suporte e à equipe de TI responsável pelo funcionamento do sistema.

Se observarmos que um dos maiores problemas de que as organizações se queixam é o de comunicação, vemos como é importante ter uma comunicação eficaz e precisa! A fluidez da comunicação é base para o sucesso individual e coletivo. Somos humanos porque nos comunicamos de forma diferenciada de todos os outros animais.

Como você está se comunicando quando está com fome? Informando, pedindo ou reclamando? Como está chegando a mensagem ao seu destinatário? Como a sua comunicação está impactando na sua equipe?

Peça da maneira certa e serás atendido!!

PS: Ah, o sistema estava só mais lento que o habitual em função do aumento do volume de pedidos para processar.

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Nico Moreira

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